Origens do samba



Origens do samba

Suas origens remontam à chegada dos primeiros negros ao Brasil e não existiria se antes não houvesse sido criados ritmos, como o maxixe, considerada a primeira dança a dois a ter origem no Brasil, por volta de 1870.

O lundu, uma dança campestre que não se sabe ao certo quando surgira no brasil. Seus primeiros, registros,datam,de 1780. e descrevem a dança como, licenciosa e indecente, assim como diversas formas de manifestações folclóricas de samba.

O nome samba, é um africanismo, que significa cabriolar, brincar como um cabrito. Outras versões ainda relatam o termo como uma espécie de dança onde um dançarino bate o peito de encontro ao do outro, movimento que originou a umbigada, considerada uma forma primitiva do samba.

Com a considerável migração da população negra, ao final do século XIX, para o Rio de Janeiro, devido a fatore, como: o declínio das lavouras cafeeiras do Vale do Paraíba, o fim das guerras, do Paraguai (1870) e de Canudos, (1897), a grande seca nordestina (11877-79) e a Abolição da Escravatura (1888), ocasionaram um movimento migratório de negros libertos, rumo à zona portuária da então Capital Federal, e maior cidade do país em uma área que se estendia, desde a Praça Mauá até os morros da Conceição e da Providência. Não foi então por acaso, que justamente neste perímetro originou-se como canção urbana, do mesmo modo como anteriormente havia ocorrido com o maxixe e os ranchos carnavalescos.

O primeiro sucesso deste gênero musical, de que consta registro é o da música Pelo Telefone, de autoria creditada a Donga e Mauro de Almeida.

Em seu período inicial 1917-28, o samba sofrera ainda larga influência do maxixe, muito embora ao contrário do que se possa pensar, essa influência fora benéfica e apressou a aceitação pública do samba, que ainda considerado uma dança sensual, não era considerado imoral como o maxixe, que mal comparado teve o papel de um foguete, qie colocaria um sátelite, (o samba) em sua “órbita”.

Bibliografia:

PERNA, Marco Antônio – Tratus Serviços Gráficos – 2ª Reimpressão – 2005 - Rio de Janeiro – RJ

SEVERIANO, Jairo – Uma História da música popular brasileira – das origens à modernidade –Editora 34 - 1ª Edição – 2008